LiveZilla Live Chat Software
 
DICAS IMPORTANTES
» Motor » Sistemas de Freios
» Sistema de Transmissão » Sistema Elétrico
» Economia de Combustível » Outras Dicas
» MOTOR
01
Não permita, de maneira nenhuma, que o motor trabalhe em rotações muito baixas. Andar, por exemplo, a 40 Km/h em quarta marcha, representa uma carga muito forte para o motor.
02
Da mesma forma, nunca ultrapasse o limite de giros. Ir além dar faixa vermelha do conta giros pode comprometer a vida útil do motor e, em situações extremas, entortar válvulas, quebras as bielas ou danificar o bloco do motor.
03
Mesmo no inverno, não deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer. A temperatura ideal é atingida mais facilmente com o carro em movimento. Basta dirigir com suavidade.
04
Nas trocas de óleo, jamais coloque o líquido além do nível indicado. O excesso acaba sujando as velas, prejudicando a queima de combustível. O carro vai acabar perdendo potência e consumindo mais combustível.
05
Para garantir medição precisa, sempre faça a verificação dos níveis de óleo e água com o motor frio.
06
Faça sempre as revisões e trocas de componentes no prazo recomendado pelo fabricante.
07
Nunca abra a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.
» SISTEMA DE TRANSMISSÃO
01
Não descanse o pé no pedal da embreagem enquanto dirige. Este é um hábito muito comum entre os motoristas, mas que pode provocar a queima do disco da embreagem. Além disso, os rolamentos e o volante do motor podem ser danificados.
02
Quando parar em ladeiras, jamais segure o carro pisando no acelerador e na embreagem ao mesmo tempo. Esse procedimento, além de aumentar o consumo de combustível, desgasta o conjunto de disco e platô da embreagem, diminuindo sua vida útil.
03
Ao parar em semáforos, é aconselhável colocar o câmbio em ponto morto, evitando ficar com a embreagem acionada por muito tempo. Esse procedimento, por mais simples que pareça, ajuda muito a prolongar a vida útil de todo o conjunto.
» ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
01
Evite freadas e aceleradas bruscas. Não acelere desnecessariamente, seja com o carro parado ou em movimento.
02
Sempre que possível, rode com as janelas fechadas. Dessa maneira, a resistência do ar diminui, propiciando uma boa economia de combustível.
03
Faça verificações periódicas dos filtros de ar e de combustível, trocando-os nas quilometragens recomendadas pelo fabricante do veículo.
04
Jamais ultrapasse a capacidade de carga de seu veículo. Além de mais consumo de combustível, haverá um desgaste de todo o sistema de suspensão, freios e pneus.
05
Nas estradas, assim que o carro atingir a velocidade desejada, vá soltando aos poucos o pedal do acelerador.
06
Não acelere o carro antes de desligar o motor. Este procedimento era necessário antigamente, quando o coletor tinha que ficar com combustível para o automóvel pegar com maior facilidade mais tarde. Atualmente isso representa apenas aumento no consumo de combustível. Além disso, isso pode provocar danos no catalisador, aumentando a emissão de poluentes, prejudicando o desempenho.
» SISTEMAS DE FREIOS
01
Ao descer uma ladeira, procure usar a mesma marcha que colocaria se estivesse na subida. Jamais utilize o ponto morto, pois os freios não conseguir segurar o veículo em uma situação de emergência.
02
Além dsuperaquecimentoisso, o maior esforço dos freios pode levar os discos e pastilhas ao . O carro pode ficar sem freios. Cheque mensalmente o nível do fluido de freio. Quado for completá-lo, tome cuidado para não deixar cair nenhuma partícula de sujeira. Qualquer resíduo pode compromenter o perfeito funcionamento do sistema.
03
Ao aproximar o carro de cruzamentos e semáforos, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade do carro. Você evita freadas bruscas e preserva discos e pastilhas de freio.
» SISTEMA ELÉTRICO
01
Não tente dar a partida por mais de sete segundos seguidos. Se necessário, aguarde vinte segundos entre cada nova tentativa. Acionar insistentemente a ignição pode acabar descarregando a bateria.
02
Não utilize detergente comum no reservatório de água do limpador de pára-brisas. Coloque apenas produtos indicados pelo fabricante, pois a oleosidade de certos produtos podem acabar forçando a bomba elétrica. Além disso, a borracha das paletas pode ficar ressecada, forçando uma troca desnecessária.
03
Evite acionar a bomba elétrica do limpador por mais de 30 segundos ou com o reservatório vazio, porque isso pode danificá-la.
04

Carro com injeção eletrônica requere cuidados especiais na hora de se fazer a ligação direta (popularmente conhecida como "chupeta"). Siga os seguintes passos:

4.1 - Ligue o carro para prover energia.

4.2 - Conecte primeiro os pólos positivos de cada cabo e, em seguida, os pólos negativos.

4.3 - A seguir, acelere o carro para liberar a energia em marcha lenta (cerca de 1500 rpm).

4.4 - acione a chave do carro que está recebendo a energia.

4.5 - Depois que ele pegar, ligue o farol alto e o desembaçador elétrico (dispositivos que consomem mais energia, evitando variações de corrente que podem prejudicar o funcionamento da injeção).

4.6 - Só então desconecte os cabos.

» OUTRAS DICAS
01
Se o seu carro possui ar condicionado, no inverno, acione-o por pelo menos trinta minutos no período a cada trinta dias. O sistema pode ficar com o funcionamento comprometido com a falta de utilização.
02
Ao fechar a tampa do capô, o ideal é soltá-lo a cerca de um palmo de altura. Evite apoiar-se em áreas flexíveis para nao amassá-la.
03
Nunca utilize palhas de aço para limpar os vidro de seu automóvel. Use limpa-vidros ou álcool com jornal, que não deixa vestígios de fiapos como o pano.
04
Se o vidro traseiro possui desembaçador, cuidado ao limpar a parte interna. Jamais utilize produtos abrasivos, nem encoste objetos pontudos ou cortantes, para não danificar os filetes de aquecimento.
05
Jamais pulverize a parte inferior do carro com querosene ou óleos minerais, procedimentos que são muito comuns nos postos de gasolina. Esse tipo de produto resseca as borrachas e acaba estragando lonas e pastilhas de freio.
06
Se o veículo possuir catalisador, evite fazê-lo pegar no tranco. O combustível ainda não queimado pode se alojar no interior do equipamento, o que aumenta o risco de superaquecimento do motor.
« Voltar
 
PUBLICIDADE:
 
Trav. SN17, nº 162 - Cid. Nova IV
CEP: 67.133-520 - Ananindeua/PA
Fone: (91) 3235-1988
Fone: (91) 3234-3424
Fone: (91) 3273-0468
Rua Jerônimo Pimentel, nº 83
CEP: 66.055-000 - Belém/PA
Fone: (91) 3252-2058
Fone: (91) 3252-1386
Fone: (91) 3222-3334
Av. Pedro Alvares Cabral, nº 3774
(Esquina com a Av. Dalva)
CEP: 66.000-000 - Belém/PA
Fone: (91) 3231-3774
Av. 1ª de Dezembro, nº 658
CEP: 66.095-490 - Belém/PA
Fone: (91) 3228-1708
Fone: (91) 3228-1211
Fone: (91) 3236-4141
Rod. Augusto Montenegro, nº 609
(Esquina com Rua Joaquim Rezende)
CEP: 66.810-000 - Icoaraci/PA
Fone: (91) 3227-3263
Fone: (91) 3207-0888